Região dos Lagos ganha prêmio Internacional em qualidade de Vida

Região dos Lagos ganha prêmio

Microrregião dos Lagos

A Microrregião dos Lagos, usualmente conhecida como Região dos Lagos classificada como Região da Costa do Sol 1 é uma região do Estado do Rio de Janeiro pertencente à mesorregião das Baixadas Litorâneas. Possui uma área de 2.004,003 km², sua população atual é de 538.650 habitantes e está dividida em sete municípios em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, a leste da capital do Rio de Janeiro. É considerada uma das mais belas regiões do litoral fluminense, marcada pelo turismo e pela indústria do sal. Tem importância para a cidade do Rio de Janeiro comparável a baixada santista para a cidade de São Paulo. Há projetos em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para a inclusão da Microrregião dos lagos a Região Metropolitana do Rio de Janeiro devido a questões econômicas (como a área do COMPERJ que une as duas regiões) e de proximidade geográfica, as cidades de Araruama e Saquarema distam apenas 30 minutos de Rio Bonito e Maricá e pouco mais de uma hora da cidade do Rio de Janeiro, já Cabo Frio pouco mais que duas horas da cidade de Niterói.

CIDADES

No total, a Região dos Lagos é formada por dez municípios que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Todas elas são marcadas por inúmeras lagoas e praias, desde as de mar aberto até aquelas de enseada, com águas calmas, favoráveis para o mergulho. Dentre os municípios citados, os principais são Araruama e Cabo Frio, que são os maiores em questões econômicas, territoriais e turísticas (Nesse quesito podem-se incluir também Arraial do Cabo e Búzios).

TRANSPORTE

A região conta com um aeroporto internacional, o Aeroporto de Cabo Frio, um heliporto em Búzios, um dos principais do Estado do Rio de Janeiro e que serve a toda a região. A via de acesso à capital fluminense se dá pela Via Lagos, ou RJ-124,A BR-101 que liga o município de Rio Bonito a o Rio de Janeiro, a RJ-102 que liga Búzios até o distrito de Praia Seca,RJ-106 liga o municípios da região dos lagos passando por Monte Alto, Figueira, Arraial do Cabo, Praia Seca, Araruama, Saquarema, (Serra da Castelhana e Mato Grosso) Maricá até Niterói, é uma bela rota que passa pela mata atlântica e serve de rota alternativa a RJ-124 por não ser pedagiada e mais rápida, e por fim a RJ-128 que conecta a RJ-124 (via lagos) a RJ-106 (via serra) no distrito de Bacaxá em Saquarema.

ECONOMIA

A atividade mais tradicional encontrada na região continua sendo a extração de sal marinho, presente em abundância por toda a costa fluminense. Geralmente junto às salinas encontram-se os moinhos de ventos, considerados também um dos símbolos da região, juntamente com os 300 dias de sol por ano.
Ao visitar as várias cidades que compõem o cenário dessa região litorânea, não é difícil encontrar colônias de pescadores espalhadas pelas praias mais calmas. Apesar de todo o desenvolvimento, ainda existem muitas famílias que vivem em função da pesca, o que intensifica ainda mais a tonalidade rústica de algumas de suas paisagens.

TURISMO

O turismo compõe uma grande parcela do PIB da região, principalmente dos municípios de Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. Dentre todas essas citadas, as mais visitadas por turistas são Araruama, Cabo Frio e Búzios. A região é conhecida por sua vida noturna, belezas naturais e praias, que são um total 110 (Cento e dez praias), divididas entre as 10 Cidades da REGIÃO DOS LAGOS RJ .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *